Mediação Escolar

Uma vez que as guerras nascem na mente dos Homens é na mente dos Homens que deve edificar-se a Paz.

(Preâmbulo da Constituição da Unesco)

 

O Espaço de Mediação tem como missão principal desenvolver uma cultura de paz na escola através do desenvolvimento de competências de comunicação, da construção de consensos e de sensibilização à diversidade cultural e à convivência social harmoniosa.

Como?

Através da sensibilização da comunidade educativa e social para o desenvolvimento de uma cultura de paz e de responsabilidade, transmitindo a importância do papel de cada um, como protagonista na construção de uma escola mais pacífica.

Pela intervenção mais concreta e centrada no problema/situação de conflito, com sessões com os intervenientes na situação conflitual (alunos – alunos, alunos – professores/funcionários) onde se procura estabelecer a comunicação não violenta e a possibilidade de encontrar soluções criativas e mutuamente satisfatórias para a situação conflitual.

E uma intervenção ao nível do grupo de sessões com jogos e dinâmicas cooperativas, debates temáticos em turmas, procurando desenvolver ambientes de aprendizagem construtivos e a promoção de um ambiente positivo na sala de aula, cuja gestão eficaz dos comportamentos potencie o respeito e o afecto.

 

Anúncios