Psicologia & Orientação Vocacional

 

A atividade do Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) é enquadrada pelos Decreto-lei nº 190/91 de 17 de Maio e Decreto-lei nº 300/97 de 31 de Outubro, visando fundamentalmente, contribuir para o sucesso escolar, pessoal e social dos alunos.

Tem como paradigma de fundo uma abordagem sistémica pois a intervenção eficaz do S.P.O. requer a participação ativa dos pais/encarregados de educação, professores, auxiliares e outros intervenientes da comunidade.

São atribuições fundamentais deste serviço:

• Colaborar com a comunidade educativa prestando apoio psicopedagógico, identificando as causas do insucesso escolar e propondo medidas tendentes à sua eliminação.
• Apoiar os alunos no processo de desenvolvimento da sua identidade pessoal e do seu projeto de vida.
• Planear e executar atividades de orientação escolar e profissional através de programas e ações de aconselhamento a nível individual e de grupo.

Salienta-se que a psicóloga respeita, na sua prática, as normas éticas e deontológicas do exercício profissional da Psicologia adotadas pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, nomeadamente, a salvaguarda da privacidade dos alunos e das suas famílias, e o respeito pelas suas decisões.

 

Como aceder ?

O acesso dos alunos é livre, durante o horário de atendimento, podendo também, fazê-lo através de um contacto prévio com o(a) Diretor(a) de Turma.

Os pais e encarregados de educação que pretendam agendar um atendimento com a psicóloga, devem fazer a respectiva marcação por telefone ou através do Professor/Diretor de Turma.

Anúncios